Sobre o Ginga

  • O que é o Ginga?

    Middleware é uma camada de software posicionada entre o código das aplicações e a infra-estrutura de execução (plataforma de hardware e sistema operacional). Um middleware para aplicações de TV digital consiste de máquinas de execução das linguagens oferecidas, e bibliotecas de funções, que permitem o desenvolvimento rápido e fácil de aplicações.

    Ginga é o nome do middleware do Sistema Nipo-Brasileiro de TV Digital Terrestre (ISDB-TB) e Recomendação ITU-T para serviços IPTV.
     

  • Por que o nome Ginga?

    Ginga é uma qualidade, quase indefinível,de movimento e atitude que nós brasileiros possuímos e que é evidente em tudo o que fazemos. A forma como caminhamos, falamos, dançamos e nos relacionamos com tudo em nossas vidas.   

    A ginga é um movimento fundamental da capoeira, nossa forma de luta por liberdade e igualdade.  

    O nome Ginga foi escolhido em reconhecimento à cultura, arte e contínua luta por liberdade e igualdade do povo brasileiro.

    Essa mesma luta esteve presente no processo de desenvolvimento do Ginga, tanto nos vários anos de trabalho árduo na PUC-Rio e na UFPB, quanto recentemente, quando várias barreiras froam rompidas para torná-lo a única inovação brasileira a compor o Sistema Nipo-Brasileiro de TV Digital.
     

  • Por que o Ginga é software livre?

    Desde sua concepção, Ginga levou em consideração a necessidade de inclusão social/digital e a obrigação do  compartilhamento de conhecimento de forma livre.

    Ginga é uma tecnologia que leva ao cidadão todos os meios para que ele obtenha acesso à informação, educação à distância e serviços sociais apenas usando sua TV, o meio de comunicação onipresente do país.

    Ginga leva em consideração a importância da televisão, presente na totalidade dos lares brasileiros, como um meio complementar para inclusão social/digital. Ginga suporte para o que é chamado de "aplicações de inclusão", tais como T-Government, T-health e T-Leraning.

    Ginga é uma especificação aberta, de fácil aprendizagem e livre de royalties, permitindo que todos os brasileiros produzam conteúdo interativo, o que dará novo impulso às  TVs comunitárias e à produção de conteúdo pelas grandes emissoras. As extensões do Ginga, no entanto, são regidas por regras próprias.

    O ambiente declarativo do Ginga, chamado Ginga-NCLtem também uma implementação de referência em  código aberto,  desenvolvida pelo  Laboratório TeleMídia da PUC-Rio.

    Adotando a licença GPLv2, o laboratório TeleMídia garante o acesso permanente a toda a evolução do código publicado na Comunidade Ginga, sejam quais forem suas aplicações e autores daqui em diante.
     

  • Como posso colaborar com a Comunidade Ginga?

    Temos diversas frentes de trabalho na nossa comunidade, de forma que todos os membros possam colaborar. Escolha suas formas de colaboração:

    - Reporte sua experiência usando as ferramentas;
    - Reporte problemas (bugs) detectados ao executar as ferramentas;
    - Corrija o código-fonte original para contornar problemas (bugs) detectados;
    - Inclua funcionalidades ainda ausentes no código-fonte original;
    - Use sua criatividade e desenvolva programas interativos;
    - Aprenda a usar nossas tecnologias e seja um multiplicador desse conhecimento;
    - Responda nossos questionários, isso nos ajudará a tornar a Comunidade Ginga ainda mais produtiva;
    - Divulgue notícias sobre o Ginga nos blogs, jornais, revistas, etc;
    - Crie sua própria frente de trabalho!
     

  • Onde encontro as ferramentas e/ou o código-fonte para download?

    Você encontra as ferramentas aqui e os códigos-fonte devem ser baixados a partir do SVN do Portal do Software Brasileiro (necessita cadastro na Comunidade Ginga). Neste momento, estão disponíveis as ferramentas de autoria NCL Composer e NCL Eclipse, e a máquina de apresentação Ginga-NCL, em diversas opções.
         

  • Onde encontro as Normas ABNT relacionadas ao Ginga para download?

    O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre publicou junto à ABNT uma série de Normas que padronizam a T­V Digital. Os documentos são de livre acesso, gratuitamente. Para as normas específicas do Ginga, siga para a seção Documentos.

    Selecione aqui para obter Normas ABNT
     

  • Onde encontro as Recomendações ITU-T relacionadas ao Ginga para download?

    A International Telecommunication Union (ITU-T) publicou uma série de Normas que padronizam os serviços IPTV. Os documentos são de livre acesso, gratuitamente. Para as normas específicas do Ginga, siga para a seção Documentos.